A Volvo está de volta à luta com os construtores "premium" alemães no segmento das grandes berlinas e isso só pode ser uma boa notícia, tal como o regresso da Jaguar. Já vai sendo tempo de Audi, BMW e Mercedes encontrarem concorrência à altura para abandonarem aquela "marcação a três" e, com o novo S90, a Volvo não só volta a uma gama que fez muito pela sua imagem de marca, como o faz com grandes ambições.
A grelha tipicamente Volvo, os faróis com a assinatura a que a marca chama de "martelos de Thor" (um pouco de misticismo fica sempre bem…), as linhas esguias e muito limpas a remeterem-nos para o estilo nórdico sempre "clean" resultam num automóvel de forte carácter.
É claro que a busca da simplicidade máxima (leia-se "limpar" o painel do máximo de botões) levou a concentrar quase todos os comandos no ecrã táctil central. Solução que nem sempre é a mais prática quando se está a conduzir, nomeadamente em operações mais "urgentes", como procurar outro posto de rádio ou mudar a climatização. Mas é mal comum à "invasão" dos automóveis pelo espírito "smartphone"…
AO VOLANTE. Este é o primeiro sinal da forma como este Volvo S90 D4 "prefere" ser usado. É verdade que a unidade ensaiada até tinha o opcional da suspensão pneumática Four-C (2030 €) que permite a regulação da sua firmeza no comando Driving Mode, na consola central. Podem seleccionar-se os modos Eco, Comfort ou Dynamic, com consequências também na resposta do motor e da direcção, além do visual do conta-rotações.
Mas a experiência mostrou-nos que esta é uma berlina para se guiar, na maioria das ocasiões, no modo Comfort e com a caixa em automático, desfrutando de todo o conforto e suavidade de rolamento que o carro sueco proporciona.
O Volvo S90 D4 tem preços a partir dos 52.029 € (nível Momentum), mas o nível Inscription aqui retratado já custa 56.703 €, contando já com equipamentos como estofos em couro, cruise control adaptativo, manutenção na faixa de rodagem, acesso mãos-livres ou leitor de sinais de trânsito. O que faz com que o preço alinhe com os dos rivais alemães, mas já com algum equipamento adicional.
O diabo é a lista de opcionais que continua a ser longa… e cara. Só para dar uma ideia, esta unidade ensaiada estava, de facto, um mimo, mas o seu preço final era de… 76.623 €!
Motor: D4 diesel
Cilindrada (cc): 1969
Potência máxima (cv/rpm): 190/4250
Binário máximo (cv/rpm): 400/1750-2500
Velocidade máxima (km/h): 230
0 a 100 km/h (s): 8,2
Consumo médio (l/100 km): 4,4
Emissões CO2 (g/km): 116
Preço desde (€): 56 703
+ ESTILO/REQUINTE. É o "design" nórdico no seu melhor, linhas simples mas sofisticadas, elegantes e requintadas, que fazem a diferença no segmento;
- INSONORIZAÇÃO. É um "menos" um pouco forçado mas, num carro deste nível, o motor Diesel deveria ouvir-se menos no habitáculo.